Mali acolhe torneio internacional júnior de râguebi

Bamako- Mali (PANA) -- Um torneio internacional júnior de râguebi, que reúne o Mali, o Burkina Faso, o Senegal e o Níger, organizado pelo Ministério maliano da Juventude e Desportos em colaboração com a Federação Maliana de Râguebi (FMR), começa esta quinta-feira em Bamako.
Este torneio, que se insere no quadro do desenvolvimento do râguebi na África Ocidental e particularmente no Mali, é supervisionado pela Confederação Africana de Râguebi e pelo órgão reitor internacional da modalidade, o "International Rugby Board (IRB)".
O Mali é membro de pleno direito da Confederação Africana de Râguebi (CAR) e membro associado do IRB, mas pretende obter aquele estatuto junto deste último, devendo para o efeito ultrapassar algumas etapas incluindo a organização de torneios do género.
O râguebi é um desporto pouco conhecido no Mali apesar dos bons resultados registados nos últimos anos pelos jogadores nacionais como o percurso do XV nacional na fase final do Top 16 co-organizada pelo IRB e pela CAR em Novembro de 2004.
Após ter vencido a Nigéria por 11-5, a selecção maliana fracassou na final diante do Botswana que se impôs com 12-6.
Esta derrota privou os "Águias" de râguebi (do Mali) das eliminatórias para o mundial como foi o caso na Zâmbia em 2000.
O torneio iniciado quinta-feira termina sábado.

06 Julho 2006 13:36:00


xhtml CSS