Mali Tchad Cabo Verde e Etiópia na conferência de Bruxelas sobre planeamento familial em África

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Delegações do Mali, do Tchad, de Cabo Verde e da Etiópia participam esta quinta-feira em Bruxelas numa conferência ministerial internacional sobre a saúde e planeamento familial em África.

Intitulada "She decides" (Ela quem decide), esta reunião agrupa delegações de mais de 40 países do mundo sob a égide da Bélgica, dos Países Baixos, da Noruega e da Suécia, precisa um comunicado do ministério belga da Cooperação Internacional.

O fórum visa criar uma frente comum dos Estados e de Organizações Não Governamentais (ONG) para a saúde e os direitos reprodutivos das mulheres e das meninas nos países de África e do Terceiro Mundo.

O objetivo é também recolher fundos para o lançamento de programas de informação das mulheres e de raparigas sobre o planeamento familial, a prevenção da sida e os cuidados da mãe e da criança.

Para os promotores desta reunião, "a saúde, os direitos sexuais e reprodutivos constituem um plano crucial da agenda do desenvolvimento".

Os participantes vão, além disso, examinar as consequências do decreto do Presidente americano, Donald Trump, que visa suprimir o financiamento das organizações que intervêm no domínio do planeamento familial.

-0- PANA AK/AAS/MAR/DD 03março2017

02 Março 2017 15:38:37


xhtml CSS