Agência Panafricana de Notícias

Malawi nega convidar Presidente sudanês para Cimeira da UA

Blantyre, Malawi (PANA) - A Presidente do Malawi, Joyce Banda, declarou em Lilongwe que iria rejeitar a participação do Presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), na Cimeira da União africana (UA) em julho próximo, soube-se de fontes oficiais.

«O Malawi tem problemas económicos sem precedente e não seria muito prudente correr o risco de permitir a uma pessoa (al-Bashir) assistir à cimeira contra o aval de muitos dos nossos parceiros de cooperação e doadores», afirmou Joyce Banda durante uma conferência de imprensa.

Joyce Banda indicou que seu país deveria « tomar seriamente em conta as implicações económicas da estadia do Presidente al-Bashir no seu solo».

Ela afirmou que a decisão tomada no ano passado pelo seu predecessor, o malogrado Presidente Bingu wa Mutharika, de permitir ao Presidente sudanês assistir à Cimeira do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) no Malawi custou ao seu país 350,7 milhões de dólares americanos do Millennium Challenge Corporation (MCC) dos Estados Unidos, que eram destinados para revitalizar a distribuição de energia elétrica.

A Presidente malawiana indicou, todavia, que o Sudão pode assistir à Cimeira da UA ao enviar uma outra pessoa para representar o Presidente al-Bashir.

-0- PANA RT/VAO/ASA/AAS/DIM/TON 05maio2012