Mais de cinco por cento de marroquinos são deficientes

Rabat- Marrocos (PANA) -- Marrocos possui um milhão e 53 mil deficientes, ou seja 5,12 por cento duma população total estimada em 30 milhões de habitantes, revelou quarta-feira um inquérito efectuado em todo o país pelo Secretariado de Estado da Família, Infância e Deficientes.
A fonte precisou que apenas um por cento destes deficientes beneficiam de assistência social, adiantando que 51 por cento dos casos se deveram a doenças ao passo que 25 por cento foram provocados por acidentes diversos.
As deficiências motrizes são as mais frequentes (51,9 por cento), seguidas das viscerais e metabólicas (31,8 por cento).
Quanto às deficiências visuais, elas estão classificadas na terceira posição (28,8 por cento ) seguidas das de linguagem (25,8 por cento).
As deficiências física e mental constituem 23 por cento, ao passo as imperfeições auditivas estão estimadas em 14,3 por cento e as estéticas em 4,7 por cento.
Segundo observadores, a situação dos deficientes em Marrocos está "bastante crítica" na medida em que beneficiam de pouca assistência de instituições especializadas.
Os deficientes têm uma ajuda financeira insuficiente, são vítimas de exclusões social e profissional, da ausência duma estratégia urbana que tem em conta a mobilidade reduzida dos deficientes motores e da falta de meios de transportes públicos adaptados.

10 Novembro 2005 11:26:00


xhtml CSS