Mais de 500 crianças imunizadas contra poliomielite no sudeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA)   - Quinhentos e 14 mil crianças do zero aos 59 meses, foram vacinadas entre 27 e 29 de junho de 2017, em oito das 16 zonas sanitárias da província de Haut-Lomani e em quatro outras de Haut Katanga  e  Lualaba, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), indicou quarta-feira em conferência de imprensa semanal da Organização das Nações Unidas (ONU), Florence Marchal, coordenadora do Grupo de Comunicação.

Segundo a responsável onusina, foi a primeira fase duma campanha de imunização, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com seus parceiros, que visa impedir a propagação da doença e a infeção de outras crianças.

As zonas sanitárias de Mitwaba e Mufunga, em Haut Katanga, e Lubudi e Kanzenze, na localidade de Lualaba, foram cobertas devido à sua proximidade com Haut-Lomami.

Uma segunda fase de imunização está prevista para 10 a 12 de julho corrente nestas mesmas zonas para proteger crianças que tenham perdido a primeira fase ser vacinadas durante a primeira fase.

Em abril último, dois casos de poliovírus de tipo 2 derivados duma origem vacinal (PVDVC 2) foram confirmados positivos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB), tendo a  primeira origem de PVDVC 2 sido isolada a partir de dois casos de Paralisia Flácida (PFA) nas zonas sanitárias de Butumba e Malemba (Haut-Lomami).

Porém, a segunda origem está na zona sanitária de Kunda.

Segundo a OMS, pesquisas ativas para detetar outros casos de PFA estão em curso para limitar o risco de propagação ulterior destas origens a nível nacional.

Fase a este risco elevado, a OMS insiste na importância de se manter uma cobertura elevada através da imunização sistemática das crianças.

-0- PANA KON/BEH/IBA/FK/DD 7julho2017

07 Julho 2017 11:17:42


xhtml CSS