Agência Panafricana de Notícias

Mais de 100 cidadãos líbios evacuados do Sudão já em Tripoli

Trípoli, Líbia (PANA) - Cento e quatro membros da Comunidade líbia acabam de ser evacuados do Sudão, por meio de um voo da empresa estatal líbia, Afriqiyah Airways, soube a PANA de fonte oficial.

O avião aterrou terça-feira à noite na pista do aeroporto de Maitigua, no subúrbio oriental de Tripoli,  a capital líbia, proveniente da cidade saudita de Jeddah, com estes indivíduos a bordo. 

Membros da comunidade líbia no Sudão provenientes da cidade saudita de Jeddah, onde chegaram por via marítima via Port Sudan, aterraram em Trípoli a bordo do avião da Afriqiyah Airways, segundo um comunicado publicado esta quarta-feira em Hakomitna.

Segundo o documento, os cidadãos em apreço foram recebidos pelos vice-ministros dos Negócios Estrangeiros da Cooperação e Organismos Internacionais, Omar Ketti, e do Transporte, encarregue do Transporte aéreo, Khaled Souissi.

Segunda-feira, a Embaixada da Líbia em Cartum, a capital sudanesa, anunciou a evacuação de 105 cidadãos líbios e de funcionários da missão diplomática e das suas famílias.

Também foram tirados desta metrópole estudantes líbios e funcionários de instituições líbias que operam no Sudão, por meio de um navio, a partir de Port Sudan para a cidade de Jeddah, enquanto se esperava pela sua movimentação por via aéreo para a Líbia.

Desde 15 de abril corrente, confrontos entre o Exército sudanês, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhane, e as Forças de Apoio Rápido, chefiadas pelo general Mohamed Hamdan Dagalo, mataram mais de 420 pessoas e feriram 3.700 outras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta última acrescenta que dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a fugir das áreas de confrontos para outras regiões seguras, ou em direção ao Tchad e ao Egito.

Vários países estrangeiros começaram a evacuar seus cidadãos do Sudão, porque uma nova trégua de 72 horas, em vigor desde terça-feira última, negociada pelos Estados Unidos e aceite pelos beligerantes não está a ser respeitada.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 26abril2023