Mais de 1.700 malianos repatriados da República Centroafricana

Bamako, Mali (PANA) - Um total de mil e 797 malianos foram repatriados da República Centroafricana (RCA) até 17 de março através de operações levadas a cabo pelo Estado maliano e pela Organização Internacional das Migrações (OIM), anuncia um comunicado oficial enviado terça-feira à PANA em Bamako.

Estas operações beneficiaram igualmente 62 ivoirienses, senegaleses e burkinabes que conseguiram igualmente fugir da RCA.

O concurso das representações diplomáticas da Côte d´Ivoire, do Senegal, do Burkina Faso e do Mali foi determinante nestas operações de repatriamento, visto que o Mali carece de nenhuma administração consular em Bangui, a capital da RCA.

Além dos cidadãos oeste-africanos, 13 centroafricanos foram igualmente beneficiados fazendo-se passar por malianos e são assistidos há mais de dois meses pelos serviços da proteção civil e ação humanitária do Mali.

Segundo os responsáveis do Ministério dos Malianos do Exterior e Integração Africana, estes centroafricanos podem solicitar estatudo de refugiado para beneficiar do apoio dos organismos especializados como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/TON  18março2014

18 Março 2014 19:00:15




xhtml CSS