Mais de 1,5 milhão de pessoas sofrem de desnutrição na RCA, segundo PAM

Túnis, Tunísia (PANA) - Mais de um milhão e 500 mil pessoas sofrem de desnutrição na República Centroafricana (RCA), enquanto o orçamento das operações do Programa Alimentar Mundial (PAM) está confrontado com um défice financeiro elevado, indicou quinta-feira a agência onusina.

Segundo as estimativas do PAM, os stocks da agência onusina nas zonas rurais da RCA são inferiores em 50 porcento do seu antigo nível, provocando uma situação marcada pela deslocação em massa dos cultivadores e por ataques contra  as populações autóctones.

Desde janeiro de 2014, pelo menos 18 trabalhadores humanitários morreram na RCA, enquanto mais de 140 incidentes foram registados, deteriorando o  trabalho de socorros a favor  das populações, sublinha o PAM.

A agência onusina lançou, desde o início deste ano, uma operação regional excecional que cobre a RCA e os países vizinhos como os Camarões, o Tchad e a República Democrática do Congo (RDC).

As operações do PAM para o ano em curso precisam dum orçamento de 96 milhões de dólares americanos dos quais apenas 10 porcento estão disponíveis até ao presente.

-0- PANA AD/INTBM/SOC/FK/IZ 30jan2015

30 Janeiro 2015 13:23:47




xhtml CSS