Agência Panafricana de Notícias

Maior partido da oposição santomense elege novo líder

São Tomé, São Tome e Príncipe (PANA) - O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) deverá eleger o embaixador santomense na República da China Taiwan, Jorge Amado, como seu novo líder durante o congresso extraordinário do principal partido da oposição do arquipélago marcado para 9 de junho, soube a PANA de fontes seguras.

Jorge Amado, embaixador de São Tomé e Príncipe na República da China Taiwan há quatro anos, e antigo ministro da Agricultura (2003-2006), perdeu a liderança do antigo partido no poder a 1 de janeiro de 2011 na disputa com o atual presidente, Aurélio Martins, que decidiu deixar a liderança dos sociais-democratas no final de abril passado.

Numa nota lida no final da reunião do Conselho Nacional do MLSTP-PSD, o secretário-geral, Fernando Maquengo, recomendou a aprovação "por unanimidade da lista única de consenso apresentada pela Comissão Política Nacional, liderada pelo camarada Jorge Amado, na qualidade do próximo presidente do partido”.

A direção do MLSTP-PSD orientou ainda a organização de reuniões de informação e de esclarecimento com todas as estruturas do partido a nível nacional.

O MLSTP-PSD exortou todos os seus dirigentes e militantes e simpatizantes a se manterem firmes em torno das suas ideias, tendo em conta que esta força política prepara a celebração este ano dos 40 anos da sua fundação.

-0- PANA RMG/TON 03Jun2012