Maior companhia aérea da Nigéria retoma atividades

Lagos, Nigéria (PANA) - A Arik Air, a maior companhia aérea da Nigéria, retomou as suas atividades domingo, pondo termo à suspensão dos seus voos decidida quinta-feira para protestar contra a perturbação do seu funcionamento por sindicalistas que apoiam a Autoridade Federal dos Aeroportos (FAAN).

A Arik efetuou cerca de 100 voos apenas domingo, transportanto sete mil passageiros para tentar aparentamente suprir o atraso ocasionado por esta suspensão unilateral dos seus voos.

A Associação dos Quadros dos Serviços de Transporte Aéreo da Nigéria (ATSSSAN) e a União Nacional dos Empregados do Transporte Aéreo (NUATE) organizaram piquetes de greve nos gabinetes da Arik quinta-feira passada para protestar contra o facto de a companhia dever sete biliões de nairas à FAAN (um dólar americano equivale a 158 nairas).

A companhia aérea negou dever esta soma à FAAN, declarando apenas uma dívida de 1 bilião e 600 milhões de nairas após pagar dois biliões de nairas entre janeiro e setembro deste ano.

Segundo informações não confirmadas divulgadas pela imprensa local, a crise teria sido causada pela rejeição da companhia aérea de aceder à reclamação da ministra da Aviação, Stella Oduah, de 05 porcento das ações da Arik Air.

No entanto, a ministra rejeitou estas alegações.

A Arik Air explora uma frota de cerca de 20 aparelhos, a maioria novos, e cobre quase todos os destinos nacionais e a sub-região, bem como Londres (inglaterra) e Nova Iorque (Estados Unidos).

Os voos internacionais não foram abrangidos pela suspensão dos voos de quinta-feira.

Um endividamento insuportável e custos de exploração muito elevados obrigaram várias companhias aéreas locais na Nigéria a suspender as suas atividades ou a funcionar abaixo das suas capacidades.

Esta situação foi agravada pelo acidente em junho dum aparelho duma companhia local Dana Air, no qual 159 pessoas morreram.

O Governo federal nigeriano autorizou, contudo, a Dana Air a retomar os seus voos.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 24set2012

24 septembre 2012 14:39:46




xhtml CSS