Madagáscar precisa de mais de $ 22 milhões para lutar contra invasão acridiana

Roma, Itália (PANA) – Madagáscar precisa de mais de 22 milhões de dólares americanos em fundos de emergência em junho para começar a combater a grave invasão acridiana que ameaça as próximas culturas e a segurança alimentar de mais de metade da população do país, indicou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo a FAO, uma estratégia trienal um suplemento de 19 milhões de dólares americanos são necessários para fazer face ao fenómeno.

Atualmente, cerca de metade do país está infestado por larvas e enxames voadores, enquanto cada enxame é constituído por biliões de insetos devoradores de plantas.

A FAO estima que cerca de dois terços deste país insular será afetado pela invasão acridiana em setembro de 2013 se nenhuma medida não for tomada.

Considerando a deterioração da situação, o Ministério da Agricultura de Madagáscar declarou uma catástrofe nacional a 27 de novembro de 2012.

Em dezembro último, o Ministério da Agricultura solicitou uma assistência técnica e financeira à FAO para enfrentar as invasões acridianas atuais, assegurar a mobilização de fundos, bem como a coordenação e a implementação duma intervenção urgente.

O financiamento que deve chegar em junho vai permitir à FAO, em colaboração com o Ministério da Agricultura, lançar uma campanha de grande escala de pulverização no primeiro ano.

Segundo a FAO, cerca de 60 porcento dos mais de 22 milhões de habitantes da ilha poderão ser ameaçados pela fome num país que já regista taxas extremamente elevadas de insegurança alimentar e de desnutrição.

Nas regiões mais pobres do sul da ilha, onde a invasão surgiu, cerca de 70 porcento das famílias estão numa situação de insegurança alimentar.

A invasão ameaça agora 60 porcento da produção de arroz, principal alimento básico em Madagáscar, onde 80 porcento da população vive com menos de um dólar americano por dia.

Os enxames de gafanhotos consomem igualmente a vegetação verde que poderia normalmente servir de pastagem para o gado.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/CJB/TON   27mar2013

26 Março 2013 23:56:08


xhtml CSS