MNE tunisino representa seu país na cimeira sobre Jersualém na Turquia

Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui, representará o Presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, nos trabalhos da cimeira extraordinária da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), prevista para quarta-feira, em Istambul, na Turquia, anunciou segunda-feira à noite o Ministério num comunicado.

A cimeira permitirá examinar os desenvolvimentos da situação no Médio Oriente após o anúncio do Presidente norte-americano de reconhecer Al Qods (Jerusalém) como a capital de Israel e transferir a Embaixada dos Estados Unidos para esta cidade.

"A reunião permitirá refletir sobre as ações a lançar para conter os efeitos nefastos desta decisão e estudar as medidas a tomar para impedir a mudança do estatuto legal e histórico da cidade de Al Qods (Jerusalém) e permitir ao povo palestino recuperar todos os direitos nacionais, nomeadamente, o seu direito a estabelecer o seu Estado independente na sua terra com Al Qods como capital », acrescenta o comunicado.

O chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan,  convidou quarta-feira última os países islâmicos para a realização duma cimeira extraordinária em Istambul sobre Al Qods, lembre-se.

O Presidente turco afirmou, na sequência da decisão da Administração norte-americana, que Al Qods  representa "uma linha vermelha para nós".

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 12dez2017

12 Dezembro 2017 14:22:11


xhtml CSS