MNE representa Presidente moçambicano na cimeira da União Africana

Maputo, Moçambique (PANA) - O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, desloca-se a Addis Abeba, capital etíope, esta quarta-feira, para participar na 24ª cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), em representação do Presidente Filipe Nyusi.

O evento realiza-se de 30 a 31 de janeiro corrente sob o lema “2015: Ano do Empoderamento e Desenvolvimento da Mulher Rumo à Agenda 2063 de África”, em homenagem aos cinco anos da vigência da Década da Mulher Africana (2010-2010) proclamada pela UA, em Addis Abeba, em janeiro de 2009, e lançada em reuniões subsequentes no Quénia e na Etiópia.

Um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros citado pela AIM refere que o chefe da diplomacia moçambicana participará também em dois encontros de alto nível que precedem a conferência cimeira.

Trata-se a 22ª cimeira dos chefes de Estado e do Governo dos países participantes no Mecanismo Africano de Revisão Paritária (MARP) e da reunião do Conselho de Segurança da UA a nível de chefes de Estado e de Governo.

Na agenda da cimeira destacam-se o surto do Ébola na África Ocidental e a situação de paz e segurança no continente africano, particularmente no Burkina Faso, na Líbia, na República Centroafricana, no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e na Somália.

Outros temas da ordem do dia incluem fontes alternativas de financiamento da União Africana e mudanças climáticas.

Na capital etíope Baloi também tem encontros agendados com várias personalidades entre as quais o seu homólogo holandês, Albert Koenders, os vice-ministros dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Mikhail Bogdanov, e da China, Zhang Ming, bem como com representantes de Cuba, da Grã-Bretanha, da Suíça e da Suécia.

-0- PANA IZ 27jan2015

27 Janeiro 2015 18:27:38




xhtml CSS