MNE queniana candidata-se à presidência da Comissão da UA

Nairobi, Quénia (PANA) – A ministra queniana dos Negócios Estrangeiros, Amina Mohamed, candidatou-se para substituir Nkosazana Dlamini Zuma, da África do Sul, na presidência da Comissão da União Africana (CUA), noticiou a imprensa local, esta segunda-feira.

O diário Daily Nation citou o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, como tendo anunciado durante uma cimeira da juventude em Nairobi, capital queniana, que designou Amina Mohamed para disputar a presidência da Comissão da UA.

A Comissão da UA foi obrigada a reabrir a candidatura ao cargo depois que as eleições organizadas para o efeito, em Kigali, no Rwanda, não permitiram designar um vencedor depois de várias voltas de votação.

O novo escrutínio terá lugar, em janeiro de 2017, durante a próxima cimeira da organização pana-africana, na capital etíope, Addis Abeba.

A candidata queniana junta-se assim ao  ex-Vice-Presidente ugandês, Kazibwe Wandira, à chefe da diplomacia do Botswana apoiada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Pelomini Venson-Moitoi, bem como a Agapito Mba Mokuy da Guiné Equatorial e a Abdoulaye Bathily do Senegal.

A atual presidente Dlamini Zuma, eleita em 2012, decidiu não disputar um segundo mandato.

O candidato que vai ser eleito deve vencer 36 votos dos 54 chefes de Estado e de Governo para um mandato de quatro anos renovavéis uma só vez.

As eleições de 2012 foram um dos escrutínios mais disputados para este cargo, tendo sido  adiado depois de o presidente cessante, Jean Ping, não obter a maioria requerida dos dois terços.

Não é a primeira vez que Amina Mohamed disputa altas funções na CUA.

Em 2008, ela disputou com êxito o cargo de comissário para os Assuntos Políticos. Disputou também o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ela serviu igualmente como diretora executiva adjunta no Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE), em Nairobi, no Quénia.

-0- PANA AO/MA/FJG/IS/MAR/IZ 03out2016

03 Outubro 2016 17:11:26




xhtml CSS