Luta contra corrupção em destaque na imprensa zambiana

Lusaka, Zâmbia (PANA) – A imprensa zambiana insistiu durante a semana finda na necessidade imperiosa de lutar contra a corrupção, coincidindo com o anúncio pela Comissão de Luta Contra a Corrupção (ACC) de investigações sobre o ministro da Juventude e Desportos, Chishimba Kambwili, que teria utilizado dinheiro público para fins pessoais.

O ministro teria ordenado a publicação de mensagens de felicitações no diário governamental Times of Zambia e no Zambia Daily Mail depois de obter a sua licenciatura em gestão de empresas pela Copperstone University, na província de Copperbelt, no norte do país.

O diário privado Daily Nation acusa todavia o Governo de não ter demonstrado vontade política de lutar contra a corrupção face a alegações mais graves que exigem investigação.

"As investigações sobre o ministro da Juventude e Desportos, Chishimba Kambwili, são ridículas comparadas às alegações de corrupção e de suborno mais graves sobre as quais o Governo não ordenou investigação nem abriu uma informação judiciária", constata o jornal num editorial.

Para o Daily Nation, enquanto o ministro é o objeto de investigações por uma publicidade feita na imprensa, nenhum inquérito foi realizado para esclarecer a compra irregular de combustível excessivamente caro em Trafigura.

Este caso, que implica um ministro, nunca foi elucidado pelo Governo apesar dos pedidos de vários setores da sociedade, denuncia o diário.

“Nada foi feito para investigar sobre o caso dos projetos de investimento rodoviário denunciado pelo Banco Mundial", lamenta o jornal.

Para o Daily Nation, a tendência de prosseguir a pequena corrupção às custas da grande corrupção organizada indica claramente uma falta de vontade política de lutar contra a corrupção no país.

"Deve estar claro que a boa governação não se limita a desenvolver oportunidades económicas, como também prestar serviços a favor dos pobres, controlar os mercados e  lutar contra a corrupção", sentenciou o jornal.

-0- PANA MM/MA/NFB/JSG/CJB/IZ 12abr2014

13 april 2014 15:27:08


xhtml CSS