Liga dos Estados Árabes saúda acordo de paz no Sudão do Sul

Cairo, Egito (PANA) - A Liga dos Estados Árabes (LEA) saudou, esta segunda-feira, o acordo definitivo assinado em Cartum sobre a partilha do poder no Sudão do Sul para pôr termo à guerra civil no país mais novo de África e do Mundo.

O secretário-geral da Liga, Ahmed Abou El Gheit, congratulou-se pelo "importante passo dado" e pela vontade política manifestada pelas partes em conflito para ultrapassar os pontos de divergência que impedem a realização da paz global e o restabelecimento da segurança e da estabilidade para concluir a reconciliação nacional no Sudão do Sul.

Segundo o seu porta-voz, Mahmoud Affifi, o chefe da LEA exprimiu a sua esperança de ver este acordo desembocar na viragem da página de divisão e no fim do estado de guerra interna vivido pelo país nos últimos cinco anos.

Saudou particularmente a posição do Presidente (sudanês) Salva Kiir e o seu acordo com as forças da oposição destinado a criar um novo Governo de União Nacional  e o regresso de Riek Machar para retomar o seu cargo de Vice-Presidente do Sudão do Sul.

Ahmed Gheit saudou igualmente "o grandes esforço político feito pelo Governo sudanês do Presidente Omar al-Bashir de acolher as negociações de paz que conduziram ao acordo assinado mas também os esforços de mediação da União Africana, da IGAD e dos países vizinhos para encontrar uma solução duradoura ao conflito do Sudão do Sul".

-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 6agosto2018

06 Agosto 2018 18:42:02


xhtml CSS