Liga de Grande Sara saúda evolução de processo de paz no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- A delegação da Liga Popular e Social das Tribos do Grande Sara congratulou-se com os resultados positivos concretizados pela missão de mediaçao efectuada de 15 a 25 de Maio no Mali que culminou no relançamento do processo de paz enttre o governo maliano e os movimentos rebeldes no norte do país, indica um comunicado publicado segunda-feira em Bamako.
A Liga Popular e Social das Tribos do Grande Sara regozijou-se igualmente com o facto de ter incutido nas duas partes a necessidade de recorrer ao diálogo e às negociações com única via de resolução do conflito com base nos acordos assinafdos anteriormente, desde o pacto nacional de 1991 até ao protocolo de entendimento de Tripoli de 2 de Abril de 2008, lê-se na nota.
O comunicado desta delegação liderada pelo líder líbio, Muamar Kadafi, e composta por chefes das tribos e notáveis de 15 países membros do Comité desta Liga, sublinha também a tomada de consciência suscitada por esta iniciativa de paz no seio das tribos ao nível local.
Os membros desta missão exortaram estas notabilidades a apoiarem este empreendimento promovendo-o com vista a uma reconciliação total entre as populações do Mali.
Eles renderam uma vibrante homenagem às iniciativas do guia Kadafi visando a instauração da paz e estabilidade no norte do Mali.
Efectivamente esta delegação manteve encontro de 15 a 25 de Maio corrente com o governo maliano, particularmente com o Presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, e os rebeldes tuaregues para colher as suas opiniões sobre os meios de resolver este conflito.
Ela reuniu-se nessa ocasião com a Aliança Tuaregue Democrática para a Mudança de Brahim Bahanga, que aceitou a sua mediação bem como o princípio de um cessar-fogo, de uma troca de presos e de aplicação dos acordos de paz assinados anteriormente.
Durante o terceiro encontro dos dirigentes da Liga Popular e Social das Tribos do Grande Sara a 19 de Março último em Kampala, no Uganda, o coronel Kadafi advogou a criação de um mecanismo de alerta e acompanhamento a fim de observar todos os problemas que surgem no espaço sariano.

26 Maio 2008 22:21:00




xhtml CSS