Liga Árabe quer relações mais estreitas com UA

Abuja- Nigéria (PANA) -- A Liga Árabe (LA) apelou domingo para a promoção de relações mais estreitas e a identificação dos interesses comuns com a União Africana (UA).
Discursando na abertura da Cimeira da UA em Abuja, o representante da LA no encontro, Samir Hosni, justificou que o actual ambiente mundial exige o estabelecimento de um bloco mais forte em África.
  "África e a Liga Árabe devem esforçar-se por uma relação fundada numa base realística e significativa e nos interesses comuns", declarou.
Disse que a próxima cimeira da Liga Árabe em Argel, Argélia, vai tomar em consideração as formas de melhorar as actuais áreas de colaboração e assistência entre as duas organizações regionais.
Hosni aproveitou a ocasião para agradecer aos líderes africanos pelo seu apoio à luta do povo palestino pela sua autonomia e por uma vida melhor, acrescentando que "isto foi bem demostrado pela forma de ajuda recebida de África nas Nações Unidas".
Segundo ele, a LA está disposta a usar os fundos das instituições financeiras árabes para financiar os programas da NEPAD "como forma de demostrar o espírito de um verdadeiro relacionamento entre África e a Liga Árabe".
  

31 Janeiro 2005 16:13:00




xhtml CSS