Liga Árabe nomeia medianeiro para diálogo e reconciliação na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Liga dos Estados Árabes (LEA) designou o ex-ministro palestino dos Negócios Estrangeiros, Naser Al-Kadwa, à frente duma delegação para realizar consultas com os diferentes protagonistas na Líbia, visando o diálogo e a reconciliação nacional.

As consultas vão envolver todas as elites políticas na Líbia, incluindo o Congresso Nacional Geral, os partidos políticos, o Governo, as organizações da sociedade civil, os líderes e dignitários das tribos sobre a reconciliação e o diálogo nacional, declarou sábado à imprensa no Cairo (Egito) o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Abdelaziz.

Ele sublinhou a disponibilidade da Líbia de trabalhar com esta delegação para garantir a sua segurança, afirmando a sua confiança na ação da delegação, tendo em conta as capacidades e a grande experiência política de Naser Al-Kadwa.

O chefe da diplomacia líbia afirmou ter discutido com o secretário-geral da Liga Árabe, Al-Arabi, sobre os meios de ativar as resoluções das cimeiras árabes relativas à Líbia e sobre a promoção da sua segurança e da sua estabilidade.

Sobre a missão da delegação árabe, Abdelaziz disse que o diálogo na Líbia é primeiro da responsabilidade dos próprios Líbios, reconhecendo entretanto a necessidade de envolver a Liga Árabe nesta questão visto que ela representa um  "recetáculo político" para a Líbia em coordenação com as Nações Unidas e os países vizinhos.

Ele exprimiu o seu otimismo quanto à iniciativa da Liga Árabe como valor acrescentado  ao processo democrático e à sua promoção no quadro do diálogo nacional.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 18maio2014

18 Maio 2014 13:45:05




xhtml CSS