Líderes africanos iniciam debates na Cimeira da UA

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - Os 20 líderes africanos de Estados-membros da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) e do Comité de Orientação Governamental (COG) reuniram-se sábado no Centro de Conferência Sandton, em Joanesburgo, para discutir a responsabilização económica das mulheres africanas, o financiamento das infraestruturas regionais em África e a Agenda de 2063.

A 33ª reunião do COG antecedeu a 25ª Cimeira da União Africana (UA) que arrancou domingo no mesmo local. Ela foi presidida pelo Presidente senegalês, Macky Sall.

O COG, que agrupa os cinco países promotores da NEPAD - Senegal, África do Sul, Nigéria, Argélia e Egito- indica a direção do processo da NEPAD e fixa as políticas, as prioridades e os programas de ação.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou as boas-vindas aos delegados e declarou que "estamos contentes em acolher a mais importante cimeira a nível continental no nosso país que vai abordar as questões importantes como a economia do continente, o desenvolvimento das infraestruturas, a paz e a segurança e as relativas à saúde e ao desenvolvimento humano".

Ele afirmou que os blocos económicos do continente devem trabalhar em conjunto para melhorar as trocas interregionais em benefício da economia africana.

Zuma sublinhou a importância do bom posicionamento de África para beneficiar dos recursos mineiros de que abunda o continente.

"É a razão pela qual enquanto líderes decidimos que já não podemos ver os nossos recursos mineiros transformados fora do continente. Todos os nossos recursos devem ser transformados em Áfrcia para beneficiar plenamente as nossas populações", declarou o Presidente sul-africano.

-0- PANA CU/AR/ASA/IS/SOC/MAR/TON 13junho2015

14 Junho 2015 12:58:47




xhtml CSS