Agência Panafricana de Notícias

Líder terrorista abatido no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O líder líbio do grupo al-Qaeda, Abou Talha al-Libi, acaba de ser abatido por unidades do Exército Nacional líbio, anunciou no fim de semana o porta-voz das Forças Armadas lideradas pelo coronel Ahmed al-Mesmari.

Segundo o coronel al-Mesmari, a eliminação de Abou Talha al-Libi ocorreu alguns dias após o lançamento, há dias, duma operação militar destinada a expulsar grupos jihadistas e organizações terroristas da província do sul da Líbia.

O porta-voz anunciou igualmente a morte de dois outros terroristas, durante uma operação especial lançada na madrugada da sexta-feira última pelo grupo de operações especiais composto pela Brigada dos Mártires al-Zaouia e pelo Batalhão Tarek Ibn Zied, na zona al-Chatti (sul).

Declarou, num comunicado publicado no mesmon dia, na página oficial Facebook do comando geral, que a sala das operações de « al-Karama» (Dignidade) anunciou « o assassinato » do terrorista Abdel Moneim Hasnawi Abou Talha, do terrorista Mahdi Dengo e do terrorista egípcio Abdallah Dasouki », durante uma operação especial.

Sublinhou que a operação militar foi lançada depois de informações dadas sobre a existência de "elementos terroristas de Daech" numa zona situada a quase 60 quilómetros a noroeste da cidade de Sebha, a 800 quilómetros a sul de Tripoli.

O sul da Líbia, que representa uma vasta superfície desértica, alberga vários grupos terroristas de Daech (Estado Islâmico) e de al-Qaeda que se aproveitam da insegurança e da fraca presença do Estado líbio para perpetrarem ataques terroristas.

Em 2015, o Daech tomou o controlo de Sirtes, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, transformando-o num emirado, e tendo sido depois expulso em dezembro de 2016 por forças governamentais do Conselho Presidencial da Líbia, com o apoio aéreo dos Estados Unidos.

O comando geral do Exército Nacional líbio, baseado no leste da Líbia, anunciou que o seu líder, o marechal Khalifa Hafter, ordenara terça-feira última para se lançarem operações militares no sudoeste a fim de proteger populações contra organizações terroristas e criminosos, e preservar a unidade do território líbio.

-0- PANA BY/BEH/FK/DD 21jan2019