Líder líbio recebe chefe da junta militar na Mauritânia

Muserata- Líbia (PANA) -- O presidente da junta militar na Mauritânia, designada Alto Conselho de Estado (ACE), o general Mohamed Ould Abdel Aziz, realçou quarta-feira o papel do guia líbio Muamar Kadafi na reconciliação total e na instauração da estabilidade e segurança na Mauritânia.
O Presidente autoproclamado da Mauritânia fez estes elogios durante um encontro com Kadafi que o recebeu quarta-feira ao fim da manhã na cidade de Muserata, a 220 quilómetros ao leste de Tripoli, no quadro de uma visita iniciada no mesmo dia e cuja duração não foi revelada, de acordo com uma fonte oficial líbia.
O general Abdel Aziz aproveitou esta ocasião para informar o seu interlocutor sobre os últimos desenvolvimentos da situação no seu país.
O homem forte da Mauritânia reiterou igualmente a sua confiança e a do povo mauritano na sabedoria de Kadafi mandatado pela reunião dos países do Grupo de Contacto Internacional sobre a Mauritânia (GCIM) realizada a 20 de Fevereiro corrente em Paris, na França, a fim de patrocinar o diálogo nacional entre os protagonistas da crise mauritana.
Após este encontro, Kadafi receberá igualmente o presidente mauritano derrubado, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, e Ahmed Ould Daddah, líder da Coligação das Forças Democráticas (RFD), principal partido da oposição sob o regime destituído pelo golpe de Estado.
A visita do chefe da junta mauritana a Tripoli tem a ver com o desejo do líder líbio, actual presidente em exercício da União Africana (UA), de encontrar uma solução consensual para a crise entre os militares no poder desde o golpe de Estado de 6 de Agosto de 2008 e seus apoiantes, e a Frente Nacional para a Defesa da Democracia (FNDD), uma aliança de 13 partidos políticos opostos a esta intentona.
Além disto, a RFD rejeita ao mesmo tempo o restabelecimento do Presidente derrubado, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, nas suas funções e a candidatura dos militares ao próximo escrutínio presidencial.

25 Fevereiro 2009 19:15:00




xhtml CSS