Líder antiesclavagista detido na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O líder da Iniciativa de Ressurgimento do Movimento Abolicionista (IRA-ONG antiesclavagista) da Mauritânia, Biram Ould Dah Ould Abeid, está detido preventivamente nos arredores sul de Nouakchott, soube a PANA, terça-feira, de fontes concordantes.

O líder da IRA está na primeira posição da lista nacional de uma coligação entre a SAWAB/RAG, uma formação  da corrente nacionalista árabe, e o Partido Radical para uma Ação Global (RAG, movimento antiesclavagista) na perspetiva das eleições legislativas de 1 de setembro próximo, na Mauritânia.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) já validou as candidaturas e entregou os recibos provisórios que as  atestam, segundo um responsável da coligação.

Os líderes da Aliança SAWAB/RAG organizaram uma conferência de imprensa, terça-feira  à tarde, para denunciar o caráter « puramente político » desta detenção.

Durante o encontro, eles afirmaram que o líder da IRA se recusa a falar aos inquiridores sem a presença dos seus advogados.

Biram Ould Dah Ould Abeid recebeu o prémio das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, em 2013, e foi candidato derrotado nas eleições presidenciais de junho de 2014 na Mauritânia.

-0- PANA SAS/IS/IBA/FK/IZ 8agosto2018

08 Agosto 2018 11:17:56


xhtml CSS