Agência Panafricana de Notícias

Líbios residentes na Ucrânia instados a deixar país devido à insegurança

Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Governo de Unidade Nacional apelou aos cidadãos líbios na Ucrânia para deixarem o país, tendo em conta a deterioração da situação devido à guerra em curso, soube a PANA de fonte oficial.

O Ministério alertou para a intensificação dos combates desde o início da guerra movida pela Rússia há mais de uma semana.

Numa publicação, a fonte assinalou que um primeiro grupo de 165 cidadãos líbios já regressou à Líbia, desde quinta-feira última à noite.

Aconselhou-lhes a comunicarem e coordenarem com a embaixada da Líbia na Ucrânia, deixar os pontos de passagem da fronteira ucraniana e entrarem em contacto com as embaixadas da Líbia nos países vizinhos da Ucrânia para onde se possam dirigir.

Na noite de quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional anunciou o desembarque dum primeiro avião que trouxe de volta cerca de 165 passageiros entre os quais cidadãos líbios que chegam da Ucrânia, via Eslováquia, ao Aeroporto Internacional de Maitigua, na capital, Tripoli.

A mesma fonte explicou que o avião que descolou da Eslováquia pertence à empresa líbia Afriqiyah Airways.

Salientou que os restantes membros da comunidade líbia serão evacuados consecutivamente e em grupos, até à ultima pessoa, ao longo dos próximos dias.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 04março2022