Agência Panafricana de Notícias

Líbia repatria 52 migrantes clandestinos tchadianos

Tripoli, Líbia (PANA) – No total, 52 migrantes ilegais provenientes do Tchad foram transferidos para a cidade líbia de Sebha (extremo sul), em previsão do seu repatriamento dna sequência da sua detenção em Benghazi (leste) nos últimos dias, indicou o capitão Nasser al-Sbaihi, chefe do Centro de Retenção da Imigração Clandestina (CRIC) no oeste de Benghazi.

O órgão de luta contra a imigração ilegal e elementos da segurança do Exército líbio entregam, ao CRIC no oeste de Benghazi, os migrantes detidos, disse, acrescentando que exames médicos foram efetuados sobre as pessoas presas e que todas as medidas necessárias foram tomadas para que elas sejam repatriadas.

A Líbia é ao mesmo tempo país de destino e de trânsito para os migrantes ilegais de nacionalidades diferentes no seu caminho para a Europa, enquanto as autoridades competentes fazem face a uma grande falta de capacidades para lutar contra os passadores, os traficantes de seres humanos e os migrantes ilegais.

Além disso, as autoridades líbias dizem-se incapazes de exercer um controlo sobre o sul, em particular na fronteira, porta de entrada dos migrantes.

-0- PANABY/BEH/SOC/FK/IZ 11fev2016