Agência Panafricana de Notícias

Líbia renova apelo à comunidade internacional para levantar embargo de armas

Beidha, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio exortou, quarta-feira, a comunidade internacional a levantar o embargo de armas em benefício do Exército líbio e a apoiá-la na sua guerra contra o terrorismo, advertindo contra qualquer tergiversação neste questão.

Num comunicado divulgado quarta-feira à noite, o Governo líbio denuncia nomeadamente "a moleza" da posição da comunidade internacional face aos sofrimentos do povo líbio, que "continua a resistir contra grupos terroristas fora-de-lei".

O comunicado adverte os Governos europeus e os países do mundo contra as consequências da inércia no apoio às Forças Armadas líbias.

Este comunicado do Governo acontece depois das declarações, terça-feira passada, do delegado da Líbia à Liga Árabe, Jumaa Bourached, sobre a oposição de alguns países ao projeto de resolução árabe, relativo ao levantamento do embargo de armas a favor das forças governamentais líbias para lhe permitir fazer face ao terrorismo.

A Argélia exprimiu reservas sobre a decisão de armar o Exército líbio, para dar uma chance ao diálogo interlíbio que decorre em Skhirat, nos arredores da capital marroquina, Rabat.

Os protagonistas líbios discutem atualmente um documento relativo a propostas para resolver a crise formuladas pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), compreendendo, nomeadamente, um Governo de União Nacional dirigido por um Conselho Presidencial de independentes e a manutenção do Parlamento como órgão legislativo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 26março2015