Líbia recupera várias antiguidades pré-históricas da Itália

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia está pronta para recuperar várias peças de antiguidade que lhe serão restituídas em 2011 pela Itália, anunciou a Direção Líbia das Antiguidades.

A Líbia recuperará algumas peças expostas atualmente no Museu Nacional da Pré-história e Etnografia em Roma (Itália), indicou o diretor-geral do Departamento Técnico de Recuperação das Antiguidades Expatriadas deste serviço, Mohamed Al-Chakchouki, citado pelo Ovia (jornal líbio) no seu site internet.

Ele acrescentou que a decisão de restituição destas peças foi tomada à margem da terceira reunião da Comissão Mista líbio-italiana  realizada em 2010.

Entre as peças a serem devolvidas à Líbia, acrescentou, figuram objetos arqueológicos que remontam ao período da pré-história removidas a partir do sul da Líbia durante o período de ocupação italiana no Século XX.

Mohamed Al-Chakchouki, membro da Comissão Líbio-Italiana, não deu data fixa para a devolução destes artefatos antigos..

A Líbia recuperou,  nestes últimos anos, várias peças arqueológicas que estavam no estrangeiro, nomeadamente, em 2008, a estátua de  Vénis de Cyrène, uma antiguidade que remonta a sete séculos antes da nossa era, descoberta em 1913 na cidade arqueológica de Chahat,  a  mil 250 quilómetros ao leste de Tripoli,  levada à Itália onde está exposta no museu Massimo em Roma.

-0- PANA BY/AM/TBM/SOC/FK/DD 5Jan2011

05 Janeiro 2011 18:44:40


xhtml CSS