Líbia recebe $ 9,9 biliões de receitas petrolíferas em cinco meses, diz concessionária nacional

Trioli, Líbia (PANA)   - As receitas financeiras provenientes da venda do petróleo atingiram nove biliões 900 milhões de dólares americanos em cinco meses, segundo uma carta enviada  a 20 de junho corrente à Câmara dos Representantes (Parlamento) pela Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

De 1 de janeiro a 31 de maio últimos, as receitas em espécies geradas pela venda direta do petróleo, do gás, de produtos petrolíferos e petroquímicos atingiram nove biliões 900 milhões de dólares americanos, lê-se neste documento publicado sábado.

Estas receitas em espécies comportam o que as empresas pagaram sob forma de locação em superfície, de impostos e de taxas provenientes de empresas estrangeiras titulares de contratos de privilégio e de participação, precisou a nota.

A produção petrolífera da Líbia vem sendo perturbada desde a revolução de 17 de fevereiro de 2011 devido à insegurança.

O último incidente registado é o ataque nos portos petrolíferos do Crescente Petroleiro no leste do país que fez perder 450 mil barris por dia à produção que consequentemente oscila entre um milhão e um milhão 100 mil  barris contra um milhão e 600  barris dia da sua capacidade de produção em tempo normal.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 25junho2018

25 Junho 2018 09:36:23


xhtml CSS