Agência Panafricana de Notícias

Líbia reafirma vontade de promover cultura dos direitos humanos

Tripoli, Líbia (PANA) – A questão dos direitos humanos na Líbia constitui "a prioridade das prioridades" da revolução de 17 de fevereiro e o Governo atribui uma importância particular à defesa destes direitos, declarou segunda-feira o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan.

Zeidan, que recebia o presidente da organização « Human Ritghs Watch (HRW)», Joe Stock, em visita à Líbia, precisou que o seu Governo está a trabalhar para promover a cultura dos direitos humanos nas escolas e noutras estruturas culturais e fazer deles um direito sagrado na Líbia.

Ele explicou ao presidente da HRW a visão do Estado líbio baseada na realização da felicidade a que aspira o cidadão líbio através da sua liberdade, gozando dos seus direitos e participando na construção do seu país com um espírito de paz e uma vontade baseada na liberdade.

Organizações locais e internacionais que operam no domínio dos direitos humanos deploraram as violações dos direitos humanos na Líbia na sequência da revolução de 17 de fevereiro.

Estas violações são atribuídas às unidades armadas que agem fora da autoridade do Estado, nomeadamente nas cadeias sob o seu controlo e que se recusam a ceder a gestão destas prisões.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/IZ 05fev013