Líbia quer produzir dois milhões de barris de petróleo por dia até 2022

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia pretende aumentar a sua capacidade de produção do petróleo para dois mihões de barris dia, contra um milhão de barris dia atuais, até 2022, anunciou a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

A atual produção petrolífera líbia está muito abaixo dos níveis de um milhão 600 mil barris por dia que se registavam antes de 2011, acrescentou a NOC, frisando que as receitas petrolíferas representam 98 porcento das receitas financeiras do Estado.

Para atingir o objetivo de dois milhões de barris dia até 2022, a Líbia visará todos os mercados de investimento para apoiar esta estratégia”, declarou a NOC no seu site Internet.

Para o efeito, a instituição petrolífera investirá 20 biliões de dólares americanos nos próximos três anos para recuperar as capacidades de produção anteriores, segundo o diretor da NOC, Mustapha Sanalla.

Anunciou que a sua empresa estabelecerá a sua única representação no estrangeiro em Houston, no estado de Texas, nos estados Unidos, o que, a seu ver, representa uma oportunidade para prestadores de serviços e empresas petrolíferas investirem na Líbia.

Continuamente, a produção petrolífera líbia, atualmente de mais de um milhão de barris por dia, contra a sua capacidade real de um milhão 600 mil barris por dia em tempo normal, está a ser afetada pela onda de violência prevalecente no país, devido à proliferação de armas e à ausência de órgãos de segurança estatais capazes de manter a ordem e impor a autoridade do Estado.

-0-PANA BY/BEH/IBA/FK/DD 10maio2018

10 Maio 2018 10:58:39


xhtml CSS