Líbia produz 101 milhões de barris de petróleo em seis meses

Tripoli, Líbia (PANA) – A produção total de petróleo bruto da Líbia atingiu, em seis meses, entre janeiro e junho de 2017, 101 milhões de barris, segundo a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

Estes dados retomados no Boletim Económico do Banco Central da Líbia (BCL) foram  divulgados sábado por vários jornais líbios, revelando que a repartição desta produção, consoante as empresas na Líbia, posicionam no primeiro lugar a Arab Gulf Company, com uma produção de petróleo de 38 milhões 700 mil barris durante os seis primeiros meses de 2017.

A empresa Akakos ocupa a segunda posição com 24 milhões 500 mil barris durante o mesmo período, seguida pela Al Waha com 10 milhões 600 mil barris e pela Mellita com oito milhões 400 mil barris.

A empresa petrolífera Sirtes classificou-se na quinta posição entre as companhias com uma produção de seis milhões para o período de janeiro a finais de junho de 2017, seguida por Mabrouk (Total), em sexto lugar com quase quatro milhões barris; pela Harouj, na sétima posição com quatro milhões 700 mil barris, e pelas empresas Wintershal e Zueitina nos oitavo e nono lugares, respetivamente, com  dois milhões e  um milhão 200 mil barris de crude.

Regularmente, a produção petrolífera líbia, que atingiu mais de um milhão de barris por dia, enquanto a capacidade real é de um milhão 600 mil barris por dia em tempo normal, está afetada pela violência prevalecente no país, devido à proliferação de armas e à ausência dos órgãos  de segurança estatais capazes de manter a ordem e impor a vontade do Estado.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ  29abril2018

29 Abril 2018 15:22:47


xhtml CSS