Líbia precisa de $ 50 milhões para apoiar setor da saúde

Beidha, Líbia (PANA) – O ministro da Saúde do Governo interino líbio, Ridha al-Akouli, apelou à comunidade internacional para apoiar o setor da saúde na Líbia, avaliando o financiamento  necessário em 50 milhões de dólares americanos para satisfazer as suas necessidades numa altura em que se tornou impossível encontrar medicamentos como a insulina e produtos de tratamento dos rins.

Numa declaração de imprensa este fim de semana sobre o Estado do setor da saúde na Líbia, al-Akouli indicou que o orçamento do setor da saúde na Líbia não ultrapassa 70 milhões de dólares americanos por um ano e meio, o que, a seu ver, não é suficiente para comprar  medicamentos de que precisa a Líbia durante três dias.

« Queremos que a comunidade internacional preste atenção à situação sanitária que está a deteriorar-se na Líbia que precisa de ajuda já já », acrescentou.

As Nações Unidas lançaram um plano humanitário de emergência na Líbia cifrado em 166 milhões de dólares americanos pois dois milhões e 400 mil Líbios estão numa situação de emergência humanitária, ou seja dois quartos da população, estimada entre seis e oito milhões de habitantes, devido ao caos de insegurança prevalecente no país desde a destituição, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto.

Mas as Nações Unidas anunciaram recentemente estar confrontadas com dificuldades para mobilizarem o financiamento deste plano de emergência humanitária, exortando seus países membros a contribuirem para a sua realização.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 6março2016

06 Março 2016 12:38:46


xhtml CSS