Agência Panafricana de Notícias

Líbia pede regresso de empresas chinesas

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed al-Dairi, afirmou que a Líbia dá plenamente o seu apoio ilimitado à parceria sino-africana baseada no benefício mútuo de todas as partes no quadro do Fórum da Cooperação China-África em curso atualmente na África do Sul, apelando para o regresso das companhias chinesas à Líbia.

Num discurso durante o Fórum China-África, o chefe da diplomacia líbia, enalteceu a realização da cimeira do Fórum China –África, saudando uma boa organização da reunião pela África do Sul, que teve repercussões positivas nos trabalhos da conferência.

Ele sublinhou que o período pós-criação do Fórum em 2000, foi marcado por muitas realizações.

O chefe da diplomacia líbia sublinhou que a Líbia e a China participam juntos na luta contra o terrorismo e contra a organização do Estado Islâmico (Daech).

Ele sublinhou, por outro lado, a preocupação da Líbia, pelo regresso das empresas chineas para a reconstrução na Líbia, após a formação do Governo de União Nacional prevista para os próximos dias

Ele acrescentou que a Líbia se congratulou com o plano em 10 pontos priorizado pelo Presidente chinês, Xi Jinping, durante o Fórum China-Áfrican na África do Sul.

-0-PANA BY/BEH /FK/IZ 6dez2015