Líbia pede levantamento da proibição da FIFA contra estádios nacionais

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio pediu, quarta-feira, o levantamento pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) da sua proibição contra a disputa de jogos internacionais de futebol nos estádios nacionais da Líbia.

O pedido foi formulado pelo presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional da Líbia, Fayez al-Sarraj, durante uma reunião em Tripoli com uma delegação da FIFA.

Devido à insegurança prevalecente na Líbia exposta ao caos de segurança, a FIFA proibiu a organização de jogos de competição internacional nos estádios líbios, uma decisão que obriga as equipas líbias a disputar os todos os seus jogos no exterior do país.

A reunião de quarta-feira realizou-se na presença de Jamal Jaafari,  presidente da Federação Líbia de Futebol (FLF), e do conselheiro político do presidente do Conselho Presidencial, Taher al-Sunni.

Durante o encontro, al-Sarraj enalteceu os esforços da instância reitora do futebol mundial pelo apoio às federações nacionais nos diferentes países e a sua dedicação de propagar o futebol graças ao seu papel na difusão da cultura e do espírito do desporto,  da tolerância e  da comunicação entre os povos.

O encontro permitiu abordar os meios de apoio à FLF e a importância do levantamento da proibição de disputar os jogos das diferentes competições nos estádios líbios, em particular.

A Líbia, que manifestou o seu desejo de participar regularmente em todas as atividades da FIFA, queixou-se de estar a ser muito penalizada pelos custos elevados das deslocações a outros países devido à proibição imposta aos estádios nacionais.

Do seu lado, a delegação da FIFA prometeu prestar todo o apoio possível à FLF para satisfazer as suas necessidades e promover ativamente o futebol e o desporto na Líbia.

-0- PANA BY/BEH/SOC/FK/IZ 05abril2018

05 Abril 2018 10:38:10


xhtml CSS