Líbia negoceia nomeação de enviado especial da Liga Árabe

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, revelou no fim de semana que consultas estão em curso com a Liga Árabe para a nomeação dum enviado especial deste agrupamento regional para a Líbia.

Numa declaração citada pelo jornal egípcio « al-Charq al-Awsat »,  Siala admitiu a possibilidade de vir a escolher entre os países vizinhos a fim de contribuir para a promoção do processo político e a convergência de  pontos de  vista entre as partes líbias.

Trata-se de encontrar uma alternativa depois de a Tunísia retirar  a sua proposta relativa à formação dum comité ministerial árabe que deveria contribuir para a resolução da crise líbia e facilitar a coordenação e a celeridade da ação, indicou.

Sobre o diálogo realizado recentemente na Tunísia, Siala disse ter havido "progressos reais" no dossiê  de reconciliação, sobretudo após o regresso de dois membros que  boicotavam as reuniões do Conselho Presidencial, designadamente, Amor al-Assoued e Ali al-Qatrani.

Ele afirmou que a apresentação da nova composição do Governo de União Nacional no Parlamento para aprovação ou rejeição esclarecerá a visão nos  próximos dias.

A Liga Árabe anunciou, durante uma reunião do seu Conselho Executivo no Cairo, no Egito, a sua decisão de nomear  um novo emissário para a Líbia para promover o processo político no país que se encontra num impasse após a recusa  do Parlamento líbio de votar a sua confiança no Governo de União Nacional dirigido por Fayez al-Sarraj.

-0- PANA/BY/BEH/FK/IZ 11set2016

11 Setembro 2016 21:03:21


xhtml CSS