Líbia lança campanha de vacinação anti-polio

Tripoli- Líbia (PANA) -- As autoridades sanitárias líbias vão lançar a 29 de Janeiro próximo uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, o sarampo e a hepatite B, visando imunizar 3,1 milhões de pessoas com idades compreendidas entre zero e 20 anos.
A campanha será organizada pelo Centro Nacional de Prevenção e Luta contra as Doenças Transmissíveis e Endémicas (CNPLDTE) em colaboração com o Organismo Geral Líbio de Planeamento da Assistência Sanitária.
O secretário do CNPLDTE, Khreis Belgassem Ahmed, precisou que a operação visa erradicar para sempre estas doenças do país, e que terá lugar lugar em todos os estabelecimentos escolares.
No total, foram instalados em todo o território nacional dois mil centros de vacinação instalados em todo o território nacional.
A vacinação contra a poliomielite visará as crianças dos zero aos cinco anos de idade, enquanto a de sarampo as pessoas com idades compreendidas entre nove a vinte anos e de hepatite B as crianças nascidas entre 1991 e 1992.
Sete mil assistentes médicos formados em 16 estágios especializadas participaram nesta operação que será controlada e acompanhada pelo Comité Nacional Consultivo das Vacinações e o órgão geral do Planeamento da Assistência Sanitária.
O material, os equipamentos, e os soros necessários para esta campanha começaram a serem transportados para os seus destinos, nomeadamente, as muncipalidades do países.
Ahmed convidou os cidadãos líbios e os membros das comunidades estrangeiras a fazerem vacinar as suas crianças, sublinhando que esta campanha não se relaciona com o programa de vacinação regular e obrigatório.

10 Janeiro 2005 13:20:00




xhtml CSS