Líbia inaugura sistema panafricano de telemedicina

Tripoli- Líbia (PANA) -- Um sistema eletrónico de formação contínua e medicina à distância (telemedicina) ligando as universidades e hospitais africanos com instiuições homólogas na Índia foi inaugurado segunda-feira no Hospital dos Queimados de Tripoli, na capital líbia.
Supervisionado pelo Conselho líbio das especialidades médicas e pela holding dos correios, telecomunicações e tecnologia de informação, a inauguração deste sistema ocorreu na presença do Comissário da União Africana para os Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, Jean-Pierre Onvehoun Ezin.
Fontes da sociedade líbio-africana de satélite africano "RascomStar-Qaf" indicaram que este projeto visa ligar centros de ensino à distância e estruturas sanitárias dos países-membros da União Africana aos da Índia pelo satélite Qaf1 com estações de retransmissão no Senegal.
As mesmas fontes indicaram que 12 hospitais e sete universidades indianas estarão conectados ao sistema ao qual estão ligados o centro líbio das especialidades médicas, hospitais e centros de saúde líbios, bem como a universidade Al-Fateh de Tripoli.
O projeto, criado em Abril último, é patrocinado pelo Gabinete Geral líbio das Comunicações e finalizado em Abril de 2010, tendo permitido a conexão com as universidades indianas.

17 Agosto 2010 18:00:00


xhtml CSS