Agência Panafricana de Notícias

Líbia espera resolução do Conselho de Segurança da ONU para cessação de combates

Cairo, Egito (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Abdelaziz, afirmou esta segunda-feira no Cairo, numa declaração feita antes da abertura da reunião ministerial dos países vizinhos da Líbia, que o seu país “espera, num curto prazo, do Conselho de Segurança da ONU uma resolução e uma mensagem forte aos beligerantes do diferendo armado a fim de pôr termo aos combates”.

O chefe da diplomacia líbia declarou : «Esperamos do Conselho de Segurança uma resolução e o envio duma mensagem forte em relação ao conflito armado na Líbia para a cessação dos combates acompanhada dum diálogo efetivo para a edificação das instituições do Estado ».

« Está previsto um projeto de resolução durante a reunião programada quarta-feira próxima que vai refletir sobre a posição da Líbia relativa aos últimos acontecimentos registados no terreno, enviando uma mensagem forte destinada a pôr termo aos combates e facilitar um consenso político” entre as partes em conflito, acrescentou Mohamed Abdelaziz.

A próxima reunião do Conselho de Segurança ONU será a oportunidade para lançar um apelo para a luta contra o terrorismo de forma efetiva, afirmou Mohamed Abdelaziz, insistindo « na necessidade de prever sanções fortes contra os que entravam a edificação dum Estado líbio ».

Ele sublinhou a necessidade de estabelecer uma lista dos que entravam a edificação do Estado líbio e a concretização da experiência democrática líbia com vista a sancioná-los.

« O Egito apresentou, por ocasião da reunião dos vizinhos da Líbia iniciada esta segunda-feira no Cairo, um plano para o acompanhamento da situação na Líbia destinado a apoiar a legalidade, o Parlamento recém-eleito e a formação dum Governo de crise que vai trabalhar com os parceiros internacionais e regionais », revelou o chefe da diplomacia líbia.

O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros insistiu finalmente na necessidade dum acordo sobre a retirada das armas no país, defendendo uma coordenação das posições políticas e a cooperação efetiva no que diz respeito à luta contra o terrorismo e o extremismo a fim de restabelecer a estabilidade na Líbia e na região.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/TON 25ago2014