Agência Panafricana de Notícias

Líbia entrega lista de seus oficiais marinheiros para formação e controlo no Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Governo líbio enviou à União Europeia (UE) uma lista de oficiais marinheiros que deverão beneficiar dum programa de formação especial da operação naval (Uenaford Med Sophia), para controlar o Mar Mediterrâneo, soube-se de fonte oficial.

Doravante sob a liderança da Nova Agência Europeia de Guarda Costeira e Guarda de Fronteiras (Uenaford Med Sophia), que substituiu a FRONTEX, a agência europeia de controlo nas fronteiras externas da UE, a agência da guarda costeira e guarda de fronteiras é dotada dum orçamento de 300 mil euros e integrada por mil e 500 homens.

O seu mandato consiste em intervir nos países europeus confrontados bruscamente com um fluxo maciço de migrantes.

A União Europeia começou o processo de verificação dos precedentes dos candidatos designados pela Líbia a fim de que o programa de formação seja iniciado « o mais cedo possível », indica um comunicado da Comissão Europeia.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prorrogou por um ano a autorização que permite à UE efetuar controlos em barcos no alto mar face à Líbia fazendo com que navios não transportem migrantes clandestinos ou que não participem no tráfico de seres humanos , lembre-se.

Oficiais marinheiros líbios formados serão integrados nas operações de controlo da Agência da Guarda Costeira e Guarda de Fronteiras, lê-se na nota.

-0- PANA AK/BEH/FK/DD 13out2016