Agência Panafricana de Notícias

Líbia e África do Sul querem cooperar no setor judicial

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia e a África do Sul iniciaram discussões para a conclusão dum acordo de cooperação e de coordenação nos domínios judiciais, revelou quarta-feira o porta-voz do Governo transitório líbio, Nasser Al-Nenaa.

Durante a sua conferência de imprensa semanal, quarta-feira à noite em Tripoli, Al Menaa indicou que a Líbia tinha proposto à África do Sul um acordo de cooperação em matéria judicial e de extradição dos criminosos.

Esta proposta foi feita à África do Sul por ocasião da visita, sábado último, a Tripoli, do ministro sul-africano da Justiça, Jeffrey Thamsanga Radebe, que liderou uma delegação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O porta-voz do Governo lembrou que o ministro líbio da Justiça reafirmou diante da conferência dos ministros da Justiça da União Africana (UA), o direito da Libia de julgar, diante da sua própria justiça, pessas procuradas.

A reunião dos ministros da Justiça e dos Procuradores Gerais dos paises membros da UA foi organizada de 14 a 15 de maio em Addis Abeba, na Etiópia, para examinar, entre outros, o projeto de Protocolo relativo à emenda ao Protocolo sobre o estatuto do Tribunal Africano de Justiça e Direitos Humanos e Povos e o Projeto de Protocolo ao Ato Constitutivo referente ao Parlamento Pan-africano.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 17maio2012