Líbia e Tunísia reabrem posto fronteiriço

Tunis, Tunísia (PANA) - A passagem fronteiriça ''Dahabia-Wazzan'', entre a Tunísia e a Líbia, é reaberta esta quinta-feira após um acordo entre as autoridades dos dois paísess que chegaram a "soluções adequadas e resolveram problemas que foram a causa do fecho da passagem  durante vários dias", indicou uma fonte tunisina próxima dos responsáveis da passagem.

O fecho desta passagem entre os dois países durou 15 dias,  na sequência do confisco pelas autoridades líbias de bagagens e mercadorias pertencentes aos  jovens da região "Dahabia", no sul da Tunísia, que, em reação, fechou a estrada que liga a zona e a passagem.

Os movimentos comerciais e sociais relacionados ao transporte de mercadorias ou à transferência de pacientes foram bloqueados desde o fecho da passagem, e apenas os Líbios ou os Tunisinos que regressavam aos seus países respetivos tiveram autorização de passar.

A principal passagem fronteiriça entre os dois países, Ras Jadir, foi objeto de vários fechos desde os eventos de 2011, que mergulharam os dois países na anarquia, deteriorando as relações comerciais e bloqueando as atividades dos cidadãos líbios e tunisinos, nomeadamente os doentes.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 07dez2017

07 Dezembro 2017 19:11:23


xhtml CSS