Líbia e Estados Unidos concertam-se sobre paz em Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia e os Estados Unidos decidiram quinta- feira prosseguir a coordenação de esforços para instaurar a paz em Darfur (Sudão) e promover as relações bilaterais tchado-sudanesas.
Esta decisão foi tomada durante um encontro mantido em Tripoli entre o secretário do Comité Popular Geral (ministro) líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Moussa Koussa, e o emissário do Presidente americano Barack Obama no Sudão, Scott Gration.
Chegado quinta-feira à capital líbia, Gation precisou que a sua visita à Líbia resultou de encontros que manteve com vários responsáveis dos países da União Europeia, da China e da Rússia.
Segundo ele, a Líbia está melhor informada sobre o que se passa na região e goza de algum prestígio junto das partes interessadas no problema darfuriano.
Por isso, saudou os esforços e as iniciativas do líder líbio, Muamar Kadafi, actual presidente em exercício da União Africana (UA), para resolver os conflitos no continente africano, nomeadamente em Darfur.
Gration sublinhou durante o seu encontro com o chefe da diplomacia líbia a importância da continuação dos esforços e das iniciativas de Kadafi em coordenação com todas as partes para a instauração definitiva da paz em Darfur.

09 Outubro 2009 17:37:00




xhtml CSS