Líbia e Canadá assinam acordo no domínio da energia nuclear

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia e o Canadá assinaram quarta-feira em Tripoli um memorando de entendimento de cooperação no domínio da utilização pacífica da energia nuclear.
O acordo foi assinado pelo secretário para os Assuntos Americanos junto do Comité Popular Geral líbio (Ministério) das Relações Exteriores e Cooperação, Ahmed Fitouri, e pelo embaixador do Canadá em Tripoli, Haig Sarafian.
O documento prevê o desenvolvimento da cooperação entre os dois países no domínio da prospecção, da extracção, da transformação e do transporte do urânio, bem como a melhoria da utilização da tecnologia dos raios X para a prevenção e o tratamento dos pacientes.
Preconiza igualmente o desenvolvimento e a gestão da tecnologia de dessalinização das águas que utilizam a energia nuclear, bem como a aplicação desta tecnologia nos outros domínios de utilidade.
O memorando concede ainda prioridade às questões de segurança nuclear, à protecção do ambiente e da economia e à não proliferação nuclear em conformidade com as leis e políticas dos dois países e dos seus compromissos internacionais sobre a energia nuclear.
A Líbia anunciou, durante o congresso geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) em 2006, a sua intenção de introduzir a energia nuclear nos domínios da produção da electriciade e da dessalinização das águas e apelou a várias companhias e empresas internacionais especializadas no domínio para apresentar as suas tecnologias.

30 Julho 2009 15:24:00


xhtml CSS