Agência Panafricana de Notícias

Líbia destaca importância de união Africana no processo.político líbio

Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, sublinhou "a importância do papel da Comissão Africana para alcançar a estabilidade na Líbia, e o papel que ela poderá desempenhar no processo político líbio.

Mohamed al-Manfi teceu estas considerações  quando recebia, segunda-feira em Trípoli, com o presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki, com quem abordou relações históricas entre a Líbia e a organização continental africana, segundo uma declaração do Gabinete de Comunicações do Conselho Presidencial líbio.

Realçou ainda a importância da reabertura dum Escritório da CUA na Líbia para reforçar a cooperação entre as ambas partes.

Por sua vez, Faki reafirmou o apoio da sua instituição à Líbia a todos os níveis, em particular na luta contra o fenómeno da migração ilegal e a reconciliação nacional abrangente no país.

Salientou o apoio da União Africana ao Conselho Presidencial líbio, no tocante ao estabelecimento da estabilidade e ao sucesso do processo político líbio, bem como à realização das eleições nos prazos fixados.

A União Africana (UA) investiu-se profundamente nos últimos anos na busca de uma solução política na Líbia, através da criação de um Alto Comité sobre a Líbia, presidido pelo Congo com seis outros países, e destinado a promover a aproximação entre protagonistas líbios dentro do quadro da mediação africana.

Foi elaborado um roteiro sobre a organização de uma conferência de reconciliação na Líbia, sob os auspícios da UA, e eleições gerais elaborado pela a organização continental.

Mas, este esbarra com a interferência de potências estrangeiras nestes países do norte de África,  de que resultam tensões e a marginalizarão da mediação africana.

Observadores estimam que a UA poderá ajudar a controlar o cessar-fogo, depois da adoção de uma resolução pelo Conselho de Segurança da Organizacão das Nações (ONU) para o envio de observadores internacionais à Líbia.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 19abril2021