Agência Panafricana de Notícias

Líbia desmente apoio a rebeldes de Darfur

Beidha, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio reconhecido pela comunidade internacional desmentiu quinta-feira informações segundo as quais a Líbia acolhe no seu território rebeldes da região de Darfur, no oeste do Sudão, negando apoiar qualquer parte em conflito neste país.

As Forças Armadas Sudanesas (SAF) protestaram terça-feira junto do adido militar da Líbia em Cartum sobre a alegada assistência e apoio fornecidos a um movimento rebelde de Darfur pelo Governo líbio sediado na cidade de Tobrouk.

O porta-voz das SAF, coronel Sawarmi Khalid Saad, declarou a jornalistas em Cartum que o apoio dado ao Exército/Movimento de Libertação do Sudão (SLM/A), de Minni Arko Menawi, constituia "uma ameaça para a segurança de Darfur, do Sudão e da região ao longo da fronteira comum com a Líbia".

No entanto, um porta-voz do Governo interino líbio afirmou que estas acusações eram infundadas.

"Nós na Líbia, enquanto Governo interino, não apoiamos nenhuma parte e não facilitamos a violência", frisou o porta-voz, acrescentando "o mundo inteiro sabe o que o Governo faz para lutar contra o terrorismo".

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 13agosto2015