Agência Panafricana de Notícias

Líbia denuncia manutenção de embargo de armas

Beidha, Líbia (PANA) – O Governo interino líbio condenou a “reticência” da comunidade internacional em responder aos apelos repetitivos das instituições legítimas eleitas na Líbia para uma assistência face à organização terrorista “Daech” (Estado Islâmico) e o levantamento do embargo de armas que penaliza o Exército líbio na sua ofensiva contra grupos armados.

As tropas do Exército líbio e as unidades de apoio a jovens dos bairros realizaram ultimamente progressos significativos nos combates na cidade de Benghazi (leste) face aos grupos extremistas.

Num comunicado publicado quinta-feira à noite, o Governo apelou aos cidadãos para mobilizar-se ao lado das unidades do Exército libio e apoiar esta « guerra santa », saudando ao mesmo tempo os habitantes de Sabratha « que saíram em massa para defender a sua cidade ».

Na sequência duma nova ofensiva armada em Benghazi contra os grupos e as milícias islamitas, o Exército líbio obteve novas vitórias, retomando o controlo de importantes zonas na cidade durante confrontos armados.

A cidade de Benghazi está exposta a confrontos armados entre unidades do Exército líbio e seus apoiantes entre os jovens dos bairros, de um lado, e, do outro, o que é conhecido como a Choura dos Revolucionários de Benghazi aliados à milícia Ansar Asharia e ao « Daech » (Estado Islâsmico) que procuram expandir-se na cidade e tomar o seu controlo.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 26fev2016