Líbia assina protocolo do Conselho de Segurança e Paz da UA

Adis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Líbia é o 31o membro da União Africana (UE) a assinar o Protocolo para a criação do Conselho de Segurança e da Paz da mesma organização continental.
Segundo um comunicado de imprensa publicado sábado pelo secretariado da UA em Adis Abeba, o protocolo foi assinado sexta-feira pelo representante permanente da Líbia junto desta instituição, Ali Abdulla Awidan.
Intervindo nesta ocasião, o presidente interino da Comissão da UA, Amara Essy, felicitou a Líbia pela sua importante contribuição para a paz em África.
Exortou os outros países da UA a não só assinarem mais a ratificarem também este Protocolo de segurança e paz para favorecerem a sua entrada em vigor e reforçar as prerogativas da União na resolução dos conflitos que, neste momento, devastam certas regiões do continente.
"É com uma acção multilateral reforçada por um mecanismo integrado da UA que os conflitos em África poderão ser resolvidos", declarou Amara Essy no comunicado.
Por sua vez, Awidan realçou a importância da criação, dentro em breve, do Conselho de Segurança e de paz da União Africana, para que possa ajudar a prevenir e rsolver os diferendos em África.

04 janvier 2003 14:10:00




xhtml CSS