Agência Panafricana de Notícias

Líbia aprova orçamento de emergência face a danos de tempestade

Trípoli, Líbia (PANA) - A Câmara dos Representantes da Líbia  (Parlamento) reuniu-se quinta-feira em Benghazi (leste) para avaliar os danos causados pela tempestade Daniel no leste líbio, aprovar um orçamento de emergência para fazer face a estes estragos, soube a PANA de de fonte oficial.

Os participantes abordaram o número de vítimas e avultados danos materiais registados depois da tempestade Daniel que, na noite de sábado para domingo últimos, sacudiu a região oriental da Líbia.

A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara, Aguila Saleh, que apresentou, no seu discurso de abertura, as suas "sinceras condolências" às famílias das vítimas e dos desaparecidos.

O porta-voz da Câmara dos Representantes, Abdallah Blihak, disse, numa publicação na sua página do Facebook, que este orçamento de emergência será constituído para fazer face aos efeitos da catástrofe nas pessoas afetadas e nas cidades e regiões afetadas.

As cidades de Derna, Beidha, Sousse e as áreas de Jebal al-Akhdar e a planície de Benghazi, no leste da Líbia, foram atingidas por torrentes e inundações massivas resultantes da tempestade, que causou a maior catástrofe no país em décadas, custando a vida de milhares de pessoas, deixando outros tantos feridos, desaparecidos e deslocados.

Torrentes e inundações resultantes desta catástrofe forçaram muitas famílias no leste da Líbia a procurarem abrigo em escolas e jospedarias depois de as suas casas terem sido destruídas ou danificadas, enquanto outras escolas foram inundadas e colocadas fora de serviço, particularmente nas cidades de Derna, Sousse, Beidha, al-Marj, Labrag, Chahat e as aldeias de Batta e Takanes e al-Makhaili.

Uma vasta manifestação internacional de solidariedade foi desencadeada a favor da Líbia com mensagens de apoio, condolências e compaixão.

Também foram mobilizadas equipas de ajuda e socorro enviadas por países estrangeiros como Tunísia, Argélia, Egito, França, Turquia, Itália, Malta, Emirados Árabes Unidos, Kuwait , Jordânia. entre outros, para apoiar os esforços locais de busca e salvamento e aliviar o sofrimento dos residentes em áreas sinistradas.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 14setembro2023