Líbia acolhe conferência internacional sobre proteção de sítios arqueológicos

Trípoli, Líbia (PANA) - Uuma conferência internacional sobre as formas de preservar o patrimônio histórico da Líbia realizar-se-á de 25 a 26 de abril corrente em Tripoli, soube a PANA neste fim de semana de fonte segura no local.

Vários especialistas ligados a monumentos arqueológicos e à preservação de sítios arqueológicos na Líbia e noutros países participarão neste fórum organizado por a ocasião do Dia internacional de sítios Arqueológicos pelo Centro do direito Internacional humanitário.

O encontro, o primeiro intitulado "A Proteção de Monumentos e Edifícios históricos durante e depois dos conflitos armados" ocorrerá no Salão da Convenção Omar Mokhtar na Feira Internacional de Tripoli.

O seu objetivo, segundo organizadores, é denunciar as violações de relíquias e de edifícios históricos durante a guerra, bem como sensibilizar membros da sociedade à importância da proteção das antiguidades, bem como encorajar instituições nacionais e organizações internacionais a desempenharem o seu papel na proteção destes bens da humanidade.

Trata-se  também de consciencializar as autoridades competentes da importância de se dar prioridade à proteção e preservação do património arqueológico do país.

O património cultural e arqueológico líbio sofreu uma pilhagem sistemática há mais de sete anos, na sequência do caos de segurança que se seguiu à revolução da 17 de fevereiro de 2011 que, seis meses mais tarde, derrubou o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial.

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 21abril2018

21 Abril 2018 17:19:27


xhtml CSS