Líbia acolhe Festival Internacional Turístico

Tripoli- Líbia (PANA) -- A XIII edição do Festival Internacional Turístico, Artístico e Patrimonial de Dorj, a 550 quilómetros a sul da capital líbia, Tripoli, decorrerá de 28 a 30 de Outubro próximo sob o lema "Doação Permanente e Inovação Contínua", soube a PANA sábado.
O programa do evento inclui a apresentação de cenas do património artístico e arquitetural, um mercado de legumes e tâmaras e a exposição de produtos da indústria artesanal num espaço aberto ao grande público, anunciou a comissão de organização.
Este festival que coincide com o início da época turística na Líbia envolve a exposição de vários quadros de pinturas que representam as caraterísticas da vida diária nesta cidade, os costumes e as tradições que prevaleceram nela há centenas de anos através de cenas ilustrando os procedimentos de negociação sobre o preço nos mercados no meio de cantos de tropas artísticas sufistas.
O programa do festival integra também galas musicais num ambiente variado da cidade de Dorj e cenas da vida beduína, bem como a organização dum seminário sobre os monumentos históricos e o seu papel no enraizamento dos valores.
A primeira edição do festival foi organizada há 25 anos.
A ciade de Dorj é a mais antiga dos centros urbanos no deserto da Líbia, e possui vestígios e pontos de referência importantes como "Ghasbet Diab", "Saraya", os restos de cemitérios romanos e germânicos, além das fundações de várias mesquitas bem como as suas ruas e os seus labirintos decorados por arcades.

18 Outubro 2010 15:52:00


xhtml CSS